ORGANIZAÇÃO
- Avelino Francisco Zorzo (PUCRS, Coordenação Geral)
- Alexandre Agustini (PUCRS)
- Ana Paula Terra Bacelo (PUCRS)
- Cristina Moreira Nunes (PUCRS)
- Daniel Antonio Callegari (PUCRS)
- Marcelo Hideki Yamaguti (PUCRS)
- Márcia de Borba Campos (PUCRS)
-
3º ENCompIF - Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais
-
4º DesafIE!2016 - IV Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação
-
5º BraSNAM - Brazilian Work on Social Network Analysis and Mining
-
7º WCAMA - Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais
-
7º WTD-SC - Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas Colaborativos
-
8º SBCUP - Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva
-
15º WPerformance - XV Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação
-
Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação
-
PET WEI
-
Reunião CNPQ/CAPES
-
Reunião com Secretários Regionais
-
Reunião Comissão de Educação
-
Reunião Comissões Especiais
-
Reunião Comitê Gestor
INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS
Faculdade de Informática da PUCRS
Sua criação inicial se deu com o Departamento do Instituto de Matemática em 1971. Em 1977 passou a Instituto de Informática e, finalmente, em 1998, em razão de uma reforma na estrutura da PUCRS, se tornou a Faculdade de Informática da PUCRS. Atualmente dispõe de uma infra-estrutura moderna e um corpo docente com 73 membros, sendo 57 doutores em diversas universidades do mundo, que permitem oferecer uma gama de cursos de qualidade, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, além de um conjunto relevante de projetos de pesquisa com apoio governamental e em parceria com empresas.
A Faculdade abriga atualmente três cursos de graduação, O Bacharelado em Engenharia de Software, o Bacharelado em Ciência da Computação e o Bacharelado em Sistemas de Informação, além de oferecer em parceria o curso de Engenharia de Computação de responsabilidade da Faculdade de Engenharia. Além disso, a Faculdade oferece dois curso de especialização: Especialização em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação e Especialização em Jogos Digitais.
O Bacharelado em Engenharia de Software trata-se de um curso novo, pioneiro na região metropolitana de Porto Alegre, que se destina a quem deseja trabalhar com arquitetura e processo de desenvolvimento de software. Inovador em sua concepção, foi criado a partir do contexto da indústria regional e nacional, no qual grandes empresas de software demandam este tipo de profissional.
O Bacharelado em Ciência da Computação tem foco em modelagem computacional e desenvolvimento de algoritmos para a solução de problemas complexos, o currículo oferece uma base sólida dos fundamentos da computação e uma visão profunda de temas como linguagens de programação, sistemas operacionais, redes e sistemas distribuídos, engenharia de software, inteligência computacional, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.
O Bacharelado em Sistemas de Informação destina-se a estudantes que se interessam pela área de Sistemas de Informação, em especial pelas atividades que envolvam a análise, a construção e o gerenciamento de sistemas e de toda a infraestrutura de tecnologia para utilizá-los. Os alunos deste curso inserem-se rapidamente no mercado de trabalho, atuando em posições de destaque nas equipes de Tecnologia da Informação (TI) das organizações.
No que se refere à pós-graduação e à pesquisa, a Faculdade conta há mais de 20 anos com um Programa de Pós-Graduação (PPGCC) que oferece atualmente os cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência da Computação (avaliação 5 na CAPES). Até o presente, o PPGCC já formou 492 Mestres e 65 Doutores em Ciência da Computação muitos dos quais se encontram atualmente ocupando postos em universidades e empresas nacionais e estrangeiras. Os egressos dos PPGCC recebem formação para atuar na tanto academia (ensino/pesquisa) como no desenvolvimento de aplicações de alta complexidade e conteúdo tecnológico relevantes para grandes organizações. O corpo docente permanente do Programa tem formação em diversas áreas da Computação obtida nas melhores universidades do Brasil e do Exterior. Em torno da metade dos docentes possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
O parque tecnológico da PUCRS, TECNOPUC, localiza-se em área contígua ao campus da PUCRS e a pouco mais de 100 metros da FACIN. O parque conta com aproximadamente 120 organizações instaladas e 6.300 postos de trabalho. Aproximadamente 75% das operações do TECNOPUC são na área de Computação, o que constrói para os estudantes de computação um ambiente fluido entre o estudo e a transposição para a prática, com possibilidades estruturadas de inovação e desenvolvimento.
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma associação científica, sem fins lucrativos, que integra pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico na área da Computação
.
A SBC tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico computacional no Brasil de maneira a apoiar e motivar a área de pesquisa e docência. A crescente busca pela visibilidade brasileira no cenário nacional e internacional quanto as publicações e o desenvolvimento da Computação, fazem da SBC uma associação científica cuja visão positiva fomenta e acredita no desenvolvimento brasileiro em âmbito computacional.
A Sociedade Brasileira de Computação faz parte da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da International Federation for Information Processing (IFIP). A instituição também é associada ao Centro Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) e afiliada à IEEE Computer Society. A instituição é regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria. A SBC também possui um Conselho com funções deliberativas e normativas.