top of page

Coordenação do evento: Jonice Oliveira (UFRJ)  | Giseli Lopes (UFRJ)

Coordenação local: Isabel Manssour (PUCRS)

Membros do comitê diretivo: Alexandre Duarte (UFPB) | Daniel Figueiredo (UFRJ) | Fabrício Benevenuto (UFMG) | Jonice Oliveira (UFRJ) | Juliana Valério (UFRJ) | Li Weigang (UnB) | Mirella Moro (UFMG) | Renata Galante (UFRGS) | Roberto Imbuzeiro Oliveira (IMPA)

Instituição organizadora: UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro 

E-mail para contato: jonice@dcc.ufrj.br; giseli@dcc.ufrj.br

Site do BraSNAM 2016: http://sites.google.com/site/brasnam2016

 

 

Apresentação:

Uma rede social é composta por atores que possuem relacionamentos uns com os outros. As redes podem ter poucos ou muitos atores (nós) e um ou mais tipos de relações (arestas) entre pares de atores (WASSERMAN, FAUST, 1994). Em nosso dia-a-dia não faltam exemplos práticos de redes sociais: nossa família, nossos amigos, colegas de faculdade, de academia, de trabalho ou até mesmo encontros casuais, imprevistos. Os indivíduos ou organizações que compõem os nós de redes sociais podem estar conectados por um ou mais tipos de interdependência, como as já citadas amizade e genealogia, mas também por valores, visões, ideias, trocas financeiras, discordâncias, conflitos, trocas comerciais ou de serviços, enlaces de web, rotas aéreas, dentre outras. A estrutura que advém dessas inúmeras relações normalmente se mostra complexa.

O conceito de rede social tem sido usado há bastante tempo para denotar o complexo conjunto de relações entre os membros de sistemas sociais de todos os níveis, do interpessoal ao internacional. Porém, somente após a década de 50 é que os cientistas começaram a utilizar o termo para designar sistematicamente os padrões de relacionamentos (BARNES, 1987). Estudiosos (BERKOWITZ, 1982, BURT, 1992, FREEMAN, 2004) expandiram a utilização de redes sociais, estudando a rede como um todo, usando uma visão sociocêntrica (com todos os elos contendo relações específicas em uma população definida) ou como redes pessoais, em uma visão egocêntrica (com os elos que pessoas específicas possuem) (HANNEMAN, RIDDLE, 2005).

 

Com o avanço da Computação, a área de Análise de Redes Sociais ganha um novo destaque pela grande quantidade e diversidade de dados que podem ser analisados, pela capacidade de processar e resolver análises complexas de uma maneira mais eficiente, pelo desenvolvimento de novas soluções para visualizar redes cada vez mais complexas e pela aplicação de seus conceitos em outras soluções.

 

A tendência de pessoas se unirem e formarem grupos é uma característica de qualquer sociedade (CASTELLS, 2000), mas a Web 2.0 propiciou significativas mudanças no modo de interagir e pensar sobre a realidade. As interações tornaram-se mais fáceis, permitindo um trâmite de informação maior e as ferramentas de comunicação ou mídias sociais (como microblogs, blogs, wikis, Facebook, etc) tornaram-se meios de comunicação em massa, sendo mais ágeis e possuindo um alcance maior do que as mídias convencionais.

 

O crescimento do uso de mídias sociais favorece o compartilhamento de informações de diversos tipos, muitas vezes em tempo real. Dentre essas informações, usuários disponibilizam dados pessoais, localização, opiniões ou preferências. Com isso, cada vez mais usuários relatam opiniões sobre serviços, produtos e fatos do cotidiano. Além disso, encontram nas mídias sociais outras pessoas que possuem gosto semelhante, ou que se identificam com a situação exposta, para trocarem experiências ou ainda opiniões pessoais.  Neste cenário, a Análise de Redes Sociais (ARS) nos auxilia a entender preferências e associações, identificar interações, reconhecer influências, além de entender o  fluxo de informação (conteúdo e novos conceitos) entre os participantes da rede.

 

Com o subsídio de técnicas de ARS, podemos aperfeiçoar métodos ou técnicas de apoio à contextualização, filtragem, recomendação, identificação de pares, análise de cenários e personalização da informação – questões que os sistemas computacionais atuais, independente do cenário onde são aplicados, tratam.

Além disso, o entendimento das interações em um cenário específico pode trazer resultados diretos e concretos. No caso de uma organização, por exemplo, é importante saber como os seus funcionários e colaboradores se organizam para evitar problemas característicos que dificultam a disseminação de conhecimento (WASSERMAN, FAUST, 1994; STUDART,  2011). No campo da Ciência da Natureza, as redes sociais podem auxiliar no estudo de propagações de endemias ou epidemias (PASTOR-SATORRAS, VESPIGNANI, 2001; MIKOLAJCZYK, KRETZSCHMAR, 2008), bem como vícios (CHRISTAKIS, FOWLER, 2009). Como tática de propaganda e marketing podemos usá-las como uma ferramenta para ajudar a propalar uma determinada marca ou conceito, podendo servir, também, para o estudo de um público-alvo relacionado, verificando em quais nós aquelas informações estacionam e em quais elas se propagam (KEMPE et al., 2003). Outra aplicação é a identificação de redes criminosas (SEPTEMBER11, 2008; SVENSON et al., 2006; YANG e NG, 2007).

 

Devido a todas estas características, a área de Análise de Redes Sociais passou a demandar intensamente métodos e técnicas computacionais cada vez mais eficientes, seja para analisar e visualizar grandes coleções de dados, para reconhecer padrões, para entender e simular as interações entre os diversos elementos da rede, para reconhecer elementos influenciadores e permitir vários outros tipos de diagnósticos. O  Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM)  possui como objetivo principal discutir avanços recentes em Computação para apoiar a análise de redes sociais. Além disso, este evento tem como objetivo servir como um facilitador na troca de conhecimento e colaboração entre academia e empresas, ligando pesquisadores (de universidades e empresas) e profissionais que trabalham na área. Outro objetivo, que marca o caráter multidisciplinar do evento, é a tentativa de aproximar pesquisadores e profissionais que utilizam ou pesquisam Análise de Redes Sociais em outros domínios (como Jornalismo, Administração, Marketing, Saúde, Defesa, etc), trazendo experiências, dados e novos desafios para o cenário brasileiro de Computação.

 

Formato do Evento:

Nos anos anteriores (2012, 2013, 2014 e 2015), convidamos dois palestrantes (keynote speakers), sendo um da área de Computação e o outro de um campo diferente da Ciência. Em 2014 e 2015, além dos palestrantes, incluímos um painel.

 

Acreditamos que esta interação poderá auxiliar na aplicação e avaliação – utilizando cenários reais - dos trabalhos realizados pelos pesquisadores de Computação.

 

Como a área de Análise de Redes Sociais é uma área que conta com muitos pesquisadores e projetos no exterior, pretendemos fazer deste evento um elemento fomentador de colaborações nacionais e internacionais, entre diferentes áreas com a colaboração.

Esperamos um número máximo de 120 pessoas participando do workshop.

 

PROGRAMAÇÃO 

05 de julho de 2016

 

8:30: Abertura

 

09:00 - 9:30 - Bate Papo: Privacidade – Prof. Luciano Antonio Digiampietri (USP/Leste)

Bio: Luciano Antonio Digiampietri é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutor em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e livre-docente pela Universidade de São Paulo (2015). Desde abril de 2008 é professor pesquisador no Bacharelado em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e desde 2010 é professor permanente no Mestrado em Sistemas de Informação da EACH-USP. Desde 2011 é bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Biologia Computacional, Bancos de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: workflows científicos, bioinformática, processamento de imagens e análise de redes sociais.

 

9:30 – 10:30 - Sessão Técnica I: Governo & Gestão Pública

 Coordenador: Felipe Eltermann (UNICAMP)

  • (*)How Congressmen Connect: Analyzing Voting and Donation Networks in the Brazilian Congress - Victor Bursztyn, Marcelo Granja, Daniel Figueiredo

  • (*)Análise e Ranqueamento da Rede de Advogados induzida por Processos Judiciais Trabalhistas - Leonardo Filipe Rodrigues Ribeiro, Daniel Figueiredo, Paulo Roberto Nascimento

  • Formal Information Flows Among Top Authorities of the Brazilian Federal Government based on Co-word Analysis of Data Published in the Official Gazette - Rafael Soares, Jorge Fernandes, Ricardo Sampaio 

10:30 - 11:00 -  Coffee-break

 

11:00 as 12:30 - Palestra: Socially Intelligent Machines

In this talk we explore one of the new frontiers of Cognitive Computing where machines try to exhibit social intelligence. We explore the technology and challenges in making machines able to participate in multi-agent:person conversations, in mining and making sense of knowledge spread through social media networks, and, ultimately, to build working models of groups and their relations, organizations, and societies. The challenge of providing social skills to computers is discussed in the context of some actual applications involving wealth management, social media imagery analytics, and robotics.

Palestrante: Claudio Pinhanez (IBM)

Bio: Claudio Pinhanez is a scientist, a professor, and a manager of research and innovation groups. He is currently the manager of the Social Data Analytics group in the IBM Research Brazil laboratory.  Claudio got his Ph.D. in 1999 from the MIT Media Laboratory where he did  multidisciplinary research on computer vision and interactive spaces. After the Ph.D. Claudio was hired as a researcher at the T.J. Watson laboratory of IBM Research in New York where he worked until 2008 when he was sent to Brazil to found a new research laboratory. Claudio has more than 18 refereed journal papers and 85 articles and abstracts published in international conferences, including 3 best paper awards, and 14 patents awarded in US, Japan, and Europe. His work has been cited more than 3000 times (h-index of 30 and i10-index of 62). He is a Senior Member of ACM, a member of the IBM Academy of Technology, and an associated editor of 3 scientific journals.

  

12:30 – 13:00 - Apresentação dos artigos resumidos (pôsteres)

Coordenadora: Michele A. Brandão (UFMG)

  • Detecção de Casos de Violência Patrimonial a partir do Twitter - João Paulo Santos, Fábio Silva, André Lage

  • Inferindo o sexo de usuários de redes sociais utilizando o LIWC em português do Brasil - Luiz Antonio da Ponte Junior, Eduardo Bezerra, Gustavo Paiva Guedes

13:00 - 14:30 - Almoço

 

14:30 - 16:30 - SECOMU

 

16: 30 - 17:00 - Intervalo – Sessão de Pôsteres

 

17:00 - 17:30 - Bate Papo: Ecossistemas de Software

Responsável: Prof. Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO)

Bio: Professor do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (DIA/CCET/UNIRIO) e pesquisador em Ecossistemas de Software, Engenharia de Requisitos e Gerência de Reutilização na COPPE/UFRJ. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, com período sanduíche na University College London (UCL). Consultor em Engenharia de Software pela Fundação Coppetec desde 2007, tendo atuado no Centro Avançado de Pesquisa em Governo da COPPE (CAPGov), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal (MPOG) e no Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPEL). Atuou como analista de sistemas colaborador do Polo Avançado de Xerém (UFRJ), do Projeto PRONEX/FAPERJ Rede de Políticas Públicas (IPPUR/UFRJ) e do Projeto Observatório de Educação da CAPES (IPPUR/UFRJ) entre 2010 e 2013. Atuou ainda como professor de graduação na Universidade Aberta do Brasil (CEDERJ/CECIERJ/UAB) de 2007 a 2014, COPPE/UFRJ (Polo de Xerém) de 2009 a 2011, Instituto Infnet de 2010 a 2012 e Universidade Santa Úrsulade 2007 a 2008, bem como colaborador em módulos de pós-graduação no Instituto Federal Fluminense (IFF) e COPPE/UFRJ entre 2010 e 2015. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2006 e avaliador de cursos superiores em Computação e Informática pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2011. Também realiza pesquisas em Governo Eletrônico e Educação em Engenharia de Software.

 

17:30 - 19:00 - Sessão Técnica II: Redes Sociais Científicas

Coordenador: Rafael Escalfoni (CEFET-RJ)

  • (*)Using Topological Properties to Measure the Strength of Co-authorship Ties - Michele Brandao, Matheus A. Diniz, Mirella Moro

  • (*)Comparing and Recommending Conferences - Grettel Monteagudo García, Bernardo Pereira Nunes, Giseli Lopes, Marco Antonio Casanova, Luiz André Paes Leme

  • Caracterizando Departamentos e Programas de Computação Utilizando Análise de Redes Sociais e Bibliometria - Luciano Digiampietri, Ricardo Linden, Lenin Barbosa

  • Effects of Social Ties in Knowledge Diffusion: case study on PLOS ONE - Felipe Eltermann, Alan Godoy, Fernando Von Zuben

  • Análise da relação entre obtenção de bolsas de produtividade do CNPq e medidas bibliométricas e de análise de redes sociais - Felipe Fonseca, Luciano Digiampietri 

 

05 de julho de 2016

 

8:30 – 9:00 – Bate Papo: Educação

Responsável: Prof. José Palazzo M. de Oliveira (UFRGS)
Bio: José Palazzo Moreira de Oliveira é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS (docente convidado). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Informática pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (1984). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, modelagem conceitual, ensino a distância, banco de dados, sistemas de informação e sistemas na Web. É conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação. Foi Coordenador do PPGC/UFRGS, participou da criação dos programas de doutorado em Computação e Administração da UFRGS, foi vice-presidente e membro da Câmara de PG da UFRGS, membro do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq - CA-CC, coordenador do Comitê de Matemática, Estatística e Computação - MEC - da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS - FAPERGS, implantou o Curso de Informática Instrumental para professores do Ensino Médio oferecido pela UFRGS para a UAB, coordenador e membro da Comissão Especial de Banco de dados da SBC e membro da Comissão de Educação da SBC.

  

9:00 – 10:30 - Sessão Técnica III: Recomendação & Reputação

 Coordenador: Raimundo Moura (UFPI)

  • Predição de Relacionamentos em Redes Sociais, uma Revisão Sistemática - William Maruyama, Luciano Digiampietri

  • Desenvolvimento de um Modelo Semântico para Recomendacão Baseado em Grafos - Hugo Fernandes, Victor Stroele

  • Co-authorship prediction in academic social network - William Maruyama, Luciano Digiampietri

  • Revealing User Influence in an Online Newspaper - Gilberto Flores Pochet, Carlos Kamienski

  • (*)Caracterização dos perfis comerciais na rede social Instagram - Gabriela Enes Campos, Helen Costa 

10:30 - 11:00 -  Coffee-break

 

11:00 – 13:00- Painel: Legado digital e dados sensíveis - O que podemos e não podemos usar?

Dados sensíveis são informações pessoais que podem causar discriminação ou estigmatização ao seu titular quando acessadas, inferidas e divulgadas sem autorização, tais como informações que revelem a origem racial ou étnica do titular, rotas frequentes, suas convicções religiosas, filosóficas ou morais, orientação sexual, doenças, dentre outras. Muitos destes dados podem ser obtidos e extraídos das mídias sociais, especialmente quando analisamos o relacionamento entre as pessoas e como elas interagem.


Neste painel discutiremos o estado atual, principais desafios e problemas do tratamento e uso de dados sensíveis (em vida e após a morte do usuário) no Brasil. Com isto, contaremos com um grupo de painelistas com diferentes visões sobre o assunto.


Painelistas: Prof. Cristiano Maciel (UFMT) – Moderador, Prof. Artur Ziviani (LNCC), Karin Breitman (EMC), Prof. Regina Ruaro (PUCRS)


Prof. Cristiano Maciel (UFMT) - Bio: Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995), Especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Mato Grosso (1998), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio na Universidade de Coimbra, em Portugal (2008). Possui experiência tanto docente quanto administrativa e possui publicações nas áreas de Ciência da Computação e da Educação. Atualmente é Professor Adjunto IV do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, pesquisador do Laboratório de Ambientes Virtuais Interativos (LAVI) e Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (LeTECE). É Secretário da Regional Mato Grosso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Diretor Geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva). Seus interesses são pelas áreas de aplicações Internet, interação humano-computador, engenharia de software, gerência de projetos, redes sociais, governo eletrônico, legado digital pós-morte, educação a distância e avaliação educacional.  Autor do primeiro livro em IHC sobre legado digital pós-morte, traz reflexões sobre o desenvolvimento de aplicações e os modos de vida e trabalho face a finitude dos usuários.


Prof. Artur Ziviani (LNCC) - Bio: Tecnologista Sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do MCTI, onde ingressou em 2004. Graduou-se em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ em 1998. Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica (com ênfase em Teleinformática) pela COPPE/UFRJ em 1999 e o título de Doutor em Systèmes Informatiques pela Université Paris VI, Sorbonne Universités, França, em 2003. Durante o ano letivo 2003-2004 lecionou na Université Paris VI. Foi pesquisador visitante do INRIA, França, por 5 meses entre 2008 e 2009. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível PQ-1D). Seus interesses atuais de pesquisa incluem caracterização, modelagem e análise de redes computacionais, bem como ciência de redes e suas aplicações em contextos multidisciplinares. É sócio da SBC, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro Sênior da ACM e IEEE. Referência: http://www.lncc.br/~ziviani


Karin Breitman (EMC) - Bio: Prior to joining EMC, Karin Breitman worked as a tenured Computer Science Professor in the Informatics Department of the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio). She graduated in Electronic Engineering from the Rio de Janeiro State University, got his MSc. degree in Computing Science from Rio de Janeiro Federal University and her DSc. degree in Informatics from PUC-Rio. With a career focus in applied software engineering research, she received numerous grants from public institutions and industry over the last couple of decades. These included NASA, CNRS, IBM, Hewlett Packard, CNPq, Faperj and Microsoft. Her research focused on Software Engineering and its applications in Knowledge Representation, Linked Data, Semantic Web and Cloud Computing. At EMC Brazil Research and Development Center, Dr. Breitman leads a team of data scientist researchers, oversees a Solutions team and the Executive Briefing Center. The center is focused in Big Data and its applications to the  Oil and Gas, Public Sector, Finance and Telecommunications verticals.


Prof. Regina Ruaro (PUCRS) - Bio: Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), doutorado em Direito - Universidad Complutense de Madrid (1993) e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudios Universitarios - San Pablo - CEU de Madri (2006-2008). Compõe o Grupo Internacional de Pesquisa "Protección de datos, transparencia, seguridad y mercado". Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito do Estado da Faculdade de Direito. Procuradora Federal/AGU aposentada. Professora do Master Protecciòn de datos, transparencia y acceso a la Información da Universidad San Pablo de Madrid-CEU.Membro Honorário do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado - IIEDE. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Contratos e Licitações, Concessões, Permissões e Autorizações de Serviço Público, Direito da Infraestrutura, Regulação, Proteção de Dados Pessoais e Direito Fundamental de Acesso à Informação, Improbidade Administrativa e Responsabilidade Civil da Administração Pública. Possui Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, na área de direito público/Administrativo.

 

13:00 - 14:30 - Almoço

 

14:30 - 16:30 - SECOMU

 

16: 30 - 17:00 - Coffee-break

 

17:00 – 17:30 - Bate Papo: Cidades Inteligentes 

Responsável: Prof. Lisandro Granville (UFRGS)

Bio: Lisandro Zambenedetti Granville é professor do Instituto de Informática do UFRGS e presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).Lisandro é também diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC). É chair do CNOM (Committee on Network Operations and Management) da IEEE Communications Society e co-chair do Network Management Research Group (NMRG) do Internet Research Task Force (IRTF). Os tópicos de pesquisa em que atua incluem gerenciamento de redes, virtualização de redes e serviços, redes definidas por software e funções virtualizadas de redes.

 

17:30 – 18:30 - Sessão Técnica IV: Marketing & Publicidade

Coordenador: Leonardo Ribeiro (UFRJ)

  • Avaliação automática da utilidade de reviews usando Redes Neurais Artificiais no corpus do Steam - Jardeson Barbosa, Raimundo Moura

  • Uma Análise da Polaridade Expressa nas Manchetes de Notícias Brasileiras - Pedro Ramos, Julio Reis, Fabricio Benevenuto

  • Extração de Métricas e Análise de Sentimentos em Comentários Web no Domínio de Hotéis - Roney Santos, Raimundo Moura 

18:30 – 18:45 - Encerramento e Premiação

(*) Concorrendo ao prêmio de melhor artigo

 

18:45 - 19h – Reunião com a comunidade.

-----------------------------------------------------

Coordenador geral do evento:

Jonice Oliveira (http://lattes.cnpq.br/0990344839864230)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Departamento de Ciência da Computação

Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Bl. E - Sala 2006

CEP: 21.941-916 - Cidade Universitária

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Tel: +55 21 3938-3373 | Fax: +55 21 3938-9515

 

Giseli Rabello Lopes (http://lattes.cnpq.br/9439416101626260)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Departamento de Ciência da Computação

Av. Athos da Silveira Ramos, 274 - Bl. E - Sala 2012

CEP: 21.941-916 - Cidade Universitária

Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Tel: +55 21 3938-9521

 

 

Coordenador do comitê de programa:

Por ser um evento pequeno, o comitê de programa será coordenado pelos coordenadores de evento.

 

Número de artigos submetidos e aceitos na última edição do evento:

·         54 submissões

·         Ao todo foram selecionados: 17 artigos completos e 16 artigos resumidos (alguns artigos submetidos como completos foram aceitos como resumidos)

·         Com a taxa de aceitação de aproximadamente 29% para artigos completos.

 

Formato para submissão dos artigos:

O workshop aceitará submissões de artigos técnicos (full papers) e resumos (position papers) escritos em Português ou Inglês, que não ultrapassem 12 e 6 páginas, respectivamente.  As submissões deverão respeitar o formato padrão de publicação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

 

Os artigos completos deverão ser revistos utilizando os seguintes critérios: adequação ao escopo do workshop, relevância, qualidade técnica, clareza, originalidade e avaliação dos resultados. A avaliação dos resultados é desejada, mas não é pré-condição para a submissão do artigo. Todos os artigos completos deverão ser apresentados oralmente.

 

Os artigos resumidos serão avaliados utilizando os mesmos critérios. Os artigos resumidos aceitos serão igualmente publicados nos proceedings do evento. Os autores deverão confeccionar pôsters (utilizando o padrão do evento) a serem apresentados nas sessões indicadas.

 

Os trabalhos submetidos, independente do tipo (artigo completo ou resumido) serão avaliados “cegamente” (double blind review), omitindo-se qualquer identificação de seus autores, bem como de seus revisores. Cada avaliação será feita por pelo menos 3 (três) membros do comitê do programa.

 

Os organizadores avaliam a possibilidade dos melhores trabalhos serem publicados em uma revista. Algumas revistas já foram contatadas para a edição do próximo ano, dentre elas a i-Sys (Qualis B3) e a Social Networking (Qualis C).

 

Não há necessidade de inscrição separada

 

Abaixo, um resumo das qualificações do Steering Committee:

Alexandre Nóbrega Duarte (UFPB): Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB (2001), e mestrado em Informática (2003) e Doutorado em Ciência da Computação (2010) pela Universidade Federal de Campina Grande. Durante o período de doutorado realizou um estágio de 20 meses no CERN (European Organization for Nuclear Research) na Suíça. Tem experiência em várias áreas da Ciência da Computação, em particular, nas áreas de Sistemas Distribuídos e Computação Paralela. Atua nos cursos de graduação em Ciência da Computação e em Engenharia da Computação e no programa de Pós-Graduação em Informática da UFPB.

 

Daniel Figueiredo (UFRJ, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2):          Daniel R. Figueiredo possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Massachusetts Amherst (UMass) obtidos em 2005, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) obtido em 1999, e bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) obtido em 1996. Trabalhou como pesquisador (post-doc) na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), Suíça, entre 2005 e 2007. Em 2007, ingressou na COPPE/UFRJ como Professor Adjunto no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC). Desde 2009 recebe bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível PQ-2) e desde 2010 recebe bolsa do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Seus principais interesses estão na área de Redes, em particular, modelagem matemática de sistemas dinâmicos e aplicações na Internet.

 

Jonice Oliveira (UFRJ, Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ): concluiu o Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (2007). Trabalha na área de análise de redes sociais desde 2005, principalmente na parte de mineração e identificação de interesses, recomendação de pares ou relacionamentos, identificação de especialistas e detecção de influência nos cenários de Ciência, Emergência e Medicina. Em ARS, possui projetos (financiados pela FAPERJ, CNPq, UOL e Microsoft), publicações e orientações, participando de comitês de programa de conferências que atuam neste assunto.

 

Juliana Valério (UFRJ): Desenvolve pesquisa na área de mecânica dos fluidos envolvendo computação científica e análise numérica.  A área de dinâmica de um fluido viscoso é descrita através de equações diferenciais e a literatura é vasta em modelos bem sucedidos para uma grande classe de fluidos e escoamentos. Na área de ARS, tem atuado na tentativa de usar modelos já existentes na literatura e adaptá-los com a intenção de compreender melhor a propagação de idéias/informações em uma rede social. Ainda existem outros tipos de equações que descrevem com certa fidelidade a disseminação de uma epidemia em uma população.  Também tem atuado na adaptação destas equações para que possam ser utilizadas na análise de redes sociais, especialmente na modelagem da disseminação de opiniões e conteúdo.

 

Mirella Moro (UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2):    Seus interesses de pesquisa específicos na área de redes sociais focam em dois tópicos importantes: detecção de usuários influentes (com o trabalho "Detecting Evangelists and Detractors on Twitter" premiado como melhor artigo do WebMedia 2010) e recomendação de colaboração (com artigos publicados no WWW/Internet, IEEE ICITA, SBBD, ER Workshops, entre outros). Tem também atuado como membro de Comitê de Programa de eventos que incluem redes sociais em seus tópicos de interesse, como por exemplo: IEEE AINA, EDBT, ICDE, SIGMOD e WWW.

 

Renata Galante (UFRGS, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2): Renata Galante tem doutorado em Ciência da Computação pela UFRGS e professora adjunta no Instituto de Informática. Está envolvida com atividades de extensão, ensino de graduação e pós-graduação e orientação de alunos de mestrado e doutorado. Tem trabalhado em diversos projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como CNPq, Finep e Fapergs. É autora de diversos artigos científicos em periódicos e anais de conferência. É co-editora da Revista de Iniciação Científica da SBC (REIC). Desenvolve pesquisa nas áreas de banco de dados, XML, teoria de banco de dados, semântica de linguagens de consulta, sistemas de informação e sistemas na web.

 

Roberto Imbuzeiro Oliveira (IMPA, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D) : O estudo de redes sociais suscita problemas matemáticos como a análise de modelos de redes grandes e de processos que se desenrolam sobre estas redes. Roberto tem se ocupado destes temas desde o seu doutorado, quando analisou rigorosamente variantes da ideia de "acoplamento preferencial" (preferential attachment). Um interesse mais recente é o estudo de processos estocásticos sobre famílias de grafos bastante gerais. Alguns destes processos são modelos simplificados da difusão de informação ou de opiniões sobre redes sociais. Compreendê-los adequadamente pode ajudar-nos a compreender melhor os processos observados na vida real.

 

Fabrício Benevenuto (UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2):   Fabrício Benevenuto é professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Ele obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela UFMG em 2010 e foi vencedor do prêmio Capes de Teses, edição 2011. Fabrício foi pesquisador visitante no HP research Labs em Palo Alto/CA e no Instituto Max Planck na Alemanha e atualmente é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Seus projetos atuais focam no tema Computação Social. Fabrício tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes nesse tema, como as conferências WWW, KDD e Web Science. Sua pesquisa tem produzido um grande número de artigos amplamente citados, com mais de 2000 citações e h-index 18.

 

Li Weigang (UnB, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D) – co-chair: Li Weigang é professor associado e coordenador do TransLab do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB).  Ele obteve seu doutorado em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA (1994). Ele coordenou vários projetos de pesquisa das CAPES, CNPq e FINEP. Ele é membro de editorial board de varias revistas cientificas como Transportation Research: Part C, Int. J. of Web Engineering and Technology e outras. Ele participe comitê científico de vários eventos como IEEE ITS, WEBIST, KMO, SBIA, ENIAC, BRICS, BraSNAM e SITRAER etc. As linhas de pesquisa dele são: Modelo Computacional para Transporte Aéreo e Inteligência Artificial (Data Mining e Rede Social).

 

 

Histórico do Evento:

A seguir descrevemos algumas estatísticas e detalhes das quatro primeiras edições do evento.

 

I BRASNAM - 2012

 

Em 2012 realizamos a primeira edição do evento, já em conjunto com o CSBC. Ao todo tivemos 53 submissões, sendo 38 artigos completos, 14 resumidos e 1 desistência (o artigo foi inscrito no JEMS, mas o arquivo não foi enviado).  Os tópicos de interesse e seus respectivos quantitativos de submissões foram:

 

·         Social networks visualization: 11

 

·         Flow and diffusion of information:    12

 

·         Community evolution: 4

 

·         Extraction and treatment of social data:         17

 

·         Mining techniques:      9

 

·         Influence detection:    8

 

·         Social information applied to recommender systems: 5

 

·         Social information and retrieval systems:        6

·         Contextualized analysis of social and information networks: 11

 

·         Modeling of user behavior:     6

 

·         Mobile and smart multimedia sensors:            1

 

·         Detection of spam, misinformation and malicious activities:  2

 

·         Crowdsourcing and crowdfunding:    1

 

·         Cases and application to real life situations: Medicine, Science, Education, Marketing, Team Formation, Decision Making, Management and others:         17

 

Além do grande número de submissões para uma primeira edição do evento, tivemos a participação de instituições de diferentes estados, como demonstrado abaixo:

 

Rio de Janeiro: INPI, FIOCRUZ, UFRJ, PUC, UNIRIO

São Paulo: USP, UFABC, UNICAMP

Minas Gerais: UFOP, UFMG, UFV 

Maranhão: IFMA

Bahia: UFBA, IFBA, UESB, SENAI/CIMANTEC

Alagoas: UNCISAL

Paraíba: UFPB, IFPB

Piauí: UFPI

Pernambuco: UFPE, UFRPE

DF: UnB

Mato Grosso do Sul: Grandes Dourados

 

 

Além da participação de instituições nacionais, tivemos ainda participantes de outros países, como:

 

Argentina: AACREA, COCINET, Universidad del Aconcagua

Cuba: INIE

 

 

O processo de revisão foi “double blind review”, tendo 3 revisores por artigo. Como critérios obrigatórios os revisores deveriam ser de instituições diferentes dos autores e 1/3 dos revisores deveriam ser de estados diferentes.

 

Ao todo foram selecionados:

 

·         16 artigos completos

 

·      24 artigos resumidos (alguns artigos submetidos como completos foram aceitos como resumidos)

 

 

 

Os autores dos artigos aceitos foram convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para as revistas:

 

RESI (Revista Eletrônica de Sistemas de Informação) – Qualis B3

Social Networking

 

O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de julho, tendo aproximadamente 115 participantes.

 

 

 

II BRASNAM - 2013

 

A segunda edição do evento foi realizada em 2013, novamente em conjunto com o CSBC. Obtivemos um total de 68 submissões (51 artigos completos e 17 artigos curtos), dos quais 17 foram aceitos como artigos completos e 11 aceitos como artigos curtos. O processo de revisão foi “double blind review”, tendo ao menos 3 revisores por artigo. Os tópicos de interesse e suas respectivas submissões encontram-se abaixo:

 

·         Social networks visualization:       20

 

·         Flow and diffusion of information:          14

 

·         Community evolution:      3

 

·         Extraction and treatment of social data:   15

 

·         Mining techniques:            18

 

·         Influence detection:          12

 

·         Trust and expertise identification:            3

 

·         Linking prediction and simulation:           5

 

·         Social information applied to recommender systems:       7

 

·         Social information and retrieval systems  : 8

 

·         Contextualized analysis of social and information networks:      20

 

·         Modeling of user behavior:           4

 

·         Mobile and smart multimedia sensors:      2

 

·         Monitoring social networks:          14

 

·         Detection of spam, misinformation and malicious activities:       1

 

·         Crowdsourcing and crowdfunding:          1

 

·         Cases and application to real life situations: Medicine, Science, Education, Marketing, Team Formation, Decision Making, Management and others:          26

 

Além do aumento no número de submissões em relação à primeira edição do evento, tivemos um número mais diversificado em termos de participação de instituições de diferentes estados.

 

Os autores dos artigos aceitos foram convidados para submeter uma versão estendida de seus trabalhos para a revista:

 

I-Sys (Revista de Sistemas de Informação) – Qualis B3

 

 

III BRASNAM  - 2014

 

A terceira edição do BrasSNAM foi realizada na cidade de Brasília, durante os dias 28 a 31 de julho de 2014, novamente em conjunto com CSBC.

 

Em 2014, o BraSNAM foi contemplado com 57 submissões de artigos dentre os quais 32 foram aprovados (17 artigos completos e 15 artigos curtos). O processo de revisão foi “double blind review”, tendo ao menos 3 revisores por artigo.

 

As submissões abrangeram todas as cinco regiões do país e o evento teve mais de 130 participantes.

 

O evento contou com duas palestras. A palestra intitulada “Social Media Analytics: The State-of-theArt and Applications” foi ministrada pelo Prof. Viorel Milea da Erasmus University Rotterdam, Holanda. A Prof. Raquel Recuero, da Universidade Católica de Pelotas, proferiu a palestra intitulada “#Protestosbr e Mídia Social”.

 

O artigo que recebeu a melhor classificação foi “Para Onde Devo Viajar: Recomendação de Cidades Baseada em Comunidades de Usuários” de autoria de Ruhan Bidart, Adriano C. M. Pereira, Jussara Almeida e Anisio Lacerda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este trabalho propôs um sistema de recomendação de cidades baseado em similaridade de interesses entre diversos usuários em uma rede social.

 

Outros artigos que também receberam menção honrosa foram: “Inferência de Sexo e Idade de Usuários no Twitter” por Renato Miranda Filho, Arthur I. R. Carvalho e Gisele L. Pappa (UFMG), “Identificação de aspectos de candidatos eleitorais em comentários de notícias” de autoria Leonardo Augusto Sápiras e Karin Becker (UFRGS) e “RFIDBook: Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais” por Anderson Silva, Fábio Rosa, Igor Rocha, Fábio P. Jr., Eduardo Bezerra, Gustavo Guedes e Eduardo Ogasawara (CEFET/RJ).

 

Nesta edição incluímos um painel onde o tema “Desafio para Redes Sociais Online” foi abordado pelos professores Fabricio Benevenuto (UFMG), Luciano Digiampietri (USP), Raquel Recuero (UCP) e Jonice Oliveira (UFRJ).

 

Os tópicos de interesse e suas respectivas submissões encontram-se abaixo:

 

·         Social networks visualization:       13

 

·         Flow and diffusion of information:          8

 

·         Community evolution:      3

 

·         Extraction and treatment of social data:   15

 

·         Mining techniques:            4

 

·         Influence detection:          4

 

·         Trust and expertise identification:            4

 

·         Linking prediction and simulation:           4

 

·         Social information applied to recommender systems:       6

 

·         Social information and retrieval systems  : 6

 

·         Contextualized analysis of social and information networks:      20

 

·         Modeling of user behavior:           2

 

·         Monitoring social networks:          6

 

·         Privacy in social networks:            2

 

·         Crowdsourcing and crowdfunding: 1

 

·         Cases and application to real life situations: Medicine, Science, Education, Marketing, Team Formation, Decision Making, Management and others:          10

 

·         Team Formation: 4

 

·         Decision Making: 5

 

·         Complex Networks Model and Applications: 1

 

 

 

IV BRASNAM  - 2015

 

Seguindo o padrão do evento, o processo de revisão foi “double blind review”, tendo ao menos 3 revisores por artigo. Tivemos 54 submissões, dos quais foram selecionados 17 trabalhos regulares e 16 trabalhos resumidos.

 

O objetivo de ser um evento que auxiliasse na integração dos pesquisadores da área foi atingido. Novamente, tivemos submissões de todas as regiões do Brasil e submissões do exterior, envolvendo 32 instituições, como:

 

·         Internacionais: IBM Research, Florida Institute of Technology, Universität Heidelberg, Universidad De La Republica do Uruguai

 

·         Nacionais: UFMG, UFRJ, UFOP, ITA, University of Pernambuco, Instituto Federal do Maranhão, Universidade da Paraíba, UFPE, USP, USP-SC, Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, Universidade Estadual de Feira de Santana, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia, SENAI CIMATEC, Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec, Centro Universitário da Bahia, UNEB, UEFS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UFBA, Universidade Federal do ABC, UnB, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal de Alagoas, Universidade de Alagoas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, UFF, UFAM.

 

O palestrante foi o Prof. André Ponce de Leon F. de Carvalho (USP) que proferiu a palestra intitulada “Data Stream Mining”. O painel “O Uso de Redes Sociais na Análise do Impacto da Produção Científica” teve a participação dos Prof. Altigran Soares da Silva (UFAM),  Prof. Hernane Borges de Barros Pereira (SENAI/ClMATEC), Prof. Li Weigang (UnB) e Prof. Luciano Digiampietri(USP).

 

 

 

 

Tópicos de interesse (em inglês):

 

·         Social networks visualization

 

·         Flow and diffusion of information

 

·         Community evolution

 

·         Extraction and treatment of social data

 

·         Mining techniques

 

·         Influence detection

 

·         Trust and expertise identification

 

·         Linking prediction and simulation

 

·         Social information applied to recommender systems

 

·         Social information and retrieval systems

 

·         Contextualized analysis of social and information networks

 

·         Modeling of user behavior

 

·         Mobile and smart multimedia sensors

 

·         Monitoring social networks

 

·         Privacy in social networks

 

·         Detection of spam, misinformation and malicious activities

 

·         Crowdsourcing and crowdfunding

 

·         Cases and application to real life situations: Medicine, Science, Education, Marketing, Team Formation, Decision Making, Management and others.

 

 

 

Referências:

BARNES, J. A., 1987, “Redes Sociais e Processo Político”, In: FELDMAN-BIANCO, B (org.), Antropologia das Sociedades Contemporâneas – Métodos. São Paulo: Global, 1987, pp. 159-194.

 

BERKOWITZ, S. D., 1982, An Introduction to Structural Analysis: The Network Approach to Social Research, Toronto: Butterworth, 1982.

 

BURT, R. S., 1992, Structural Holes: The Structure of Competition, Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.

 

CASTELLS, M. 2000. 25 The Rise of the Network Society (The Information Age: Economy, Society and Culture, Volume 1). 2nd ed. Wiley-Blackwell.

 

CHRISTAKIS, N . A.;  FOWLER, J.H.. Social network visualization in epidemiology, Journal of Epidemiology 19 (1): 5–16 (2009)

 

FREEMAN, L. C., 2004, The Development of Social Network Analysis: A Study in the Sociology of Science, Vancouver: Empirical Press, 2004.

 

HANNEMAN, R. A., RIDDLE, M., 2005, Introduction to social network methods, Disponível em <http://faculty.ucr.edu/~hanneman/nettext/>,

 

KEMPE, D., KLEINBERG, J., TARDOS, É., 2003, “Maximizing the Spread of Influence through a Social Network”, In: Proceedings of the ninth ACM SIGKDD international conference on Knowledge discovery and data mining, Washington, D.C., USA, 2003.

 

MIKOLAJCZYK, R. T., KRETZSCHMAR, M., 2008, “Collecting social contact data in the context of disease transmission: Prospective and retrospective study designs”, In: Social Networks, Vol. 30, Issue 2, May 2008, pp. 127-135.

 

PASTOR-SATORRAS, R., VESPIGNANI, A., 2001. Epidemic spreading in scale-free networks, In: Physical Review Letters, Vol. 86, Number 14, April 2nd 2001, pp. 3200-3203.

 

SEPTEMBER11, 2008, Disponível em <http://www.september11news.com/>, Acessado em 2 de Março de 2008.

 

STUDART, R. M. ; OLIVEIRA, J. ; FARIA, F.F. ; Ventura, L.V.F. ; SOUZA, J. M. ; Campos, M.L.M. . Using social networks analysis for collaboration and team formation identification. In: 15th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2011, Lausanne. Proceedings of 15th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2011. p. 562-569.

 

SVENSON, P., SVENSSON, P., TULLBERG, H., 2006, “Social Network Analysis And Information Fusion For Anti-Terrorism”, In: Proceedings of the Conference on Civil and Military Readiness 2006 (CIMI 2006), Enköping, Sweden, 16-18 May 2006, Paper S3.1. Försvarets Materielverk, Stockholm, 2006.

 

WASSERMAN, S., FAUST, K., 1994, Social Network Analysis: Methods and Applications, Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

 

YANG, C.C.; NG, T.D., 2007, "Terrorism and Crime Related Weblog Social Network: Link, Content Analysis and Information Visualization”, In: Intelligence and Security Informatics, 2007 IEEE , vol., no., pp.55-58, 23-24 Maio 2007.

 

 

bottom of page