top of page

17º CQ - Curso de Qualidade

Curso de Qualidade no Ensino da Computação é um evento realizado pela Comissão de Educação da SBC e tem como finalidade principal propiciar a discussão com a comunidade acadêmica, representada principalmente pelos professores e coordenadores de curso da área de Computação, temas relacionados a metodologias de ensino, projeto e avaliação de cursos, escopo de disciplinas e o processo de ensino e aprendizagem.

O XVII Curso de Qualidade (CQ 2016) será realizado no dia 3 de julho como parte do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016), o qual ocorrerá na cidade de Porto Alegre/RS. A programação estabelecida para o evento possibilita que os participantes do CQ possam participar também do WEI (Workshop sobre Educação em Computação) e demais eventos satélites do CSBC 2016 e interagir por mais tempo e proporcionar maior integração do público interessado e atuante na Educação em Computação.

Nesta edição, visando congregar todos aqueles que buscam mais qualidade na Educação em Computação, o CQ 2016 terá um formato diferenciado. Além de cursos, oficina e painel com convidados, o CQ 2016 aceitará submissão de trabalhos sobre implementação de interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso. Desta forma, o CQ abre espaço para a comunidade em geral (e não apenas aos palestrantes convidados) apresentar suas estratégias para a implementação de interdisciplinaridade nos currículos de cursos de ensino superior em Computação.

 

TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE NA ESTRUTURA CURRICULAR

O CSBC 2016 tem como tema ‘Computação e interdisciplinaridade’ e propiciará espaços para aumentar a sinergia na busca de soluções efetivamente interdisciplinares para os complexos problemas que emergem na sociedade atual. O CQ 2016 quer propiciar a todos os envolvidos na educação – diretores, coordenadores, professores, pesquisadores, profissionais e estudantes – um espaço para aprender mais sobre as possibilidades, e discutir estratégias, para implementação de interdisciplinaridade nos currículos dos cursos da área de Computação.

 

PROGRAMAÇÃO

Local: Prédio 32, Faculdade de Informática, 5o. Andar (Google Maps - Como chegar)

Data: 3/7/2016

08:30 - 09:00 - Credenciamento

09:00 - 10:30 - Curso I - Gerenciamento de Conflitos

  • Descrição: este curso tem como objetivo abordar aspectos práticos do processo de geração e administração de conflitos no contexto universitário. Por meio de estudos de caso e exercícios de simulação, busca promover a reflexão crítica sobre o tema e desenvolver as competências necessárias para a obtenção de resultados positivos na administração dos conflitos no ambiente acadêmico.

Ministrante: Prof. Dr. André Hartmann Duhá – PUCRS

Professor adjunto da FACE (Faculdade de Administração e Contabilidade e Economia) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia Organizacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994). Coordenador de Educação Continuada da FACE (Faculdade de Administração e Contabilidade e Economia) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, consultor de empresas e coaching na área de formação de líderes e sucessores.

10:30 - 11:00 - Exposição de pôsteres - Coffee break

11:00 - 12:30 - Curso II - Do Presencial para a EaD

  • Descrição: este curso tem como objetivo abordar os aspectos relacionados a como tornar um curso presencial em um curso EaD. Algumas questões serão discutidas no curso, tais como: Quais são os requisitos legais envolvidos? Quais são os principais desafios e dificuldades enfrentados na concepção e implementação? Um curso a distância de qualidade é realmente mais barato? É uma oportunidade de compreender os vários aspectos envolvidos na implementação de um curso a distância a partir das experiências que temos em cursos presenciais.

Ministrante: Profa. Dra. Mára Lúcia Fernandes Carneiro – UFRGS

Professora associada e pesquisadora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestre em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1987) e em Informática na Educação (1992) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12:30 - 14:00 - Intervalo

14:00 - 16:00 - Painel - Interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso

  • Descrição: este painel tem como objetivo promover um espaço para debater os aspectos relacionados à implementação da interdisciplinaridade nos currículos de cursos de ensino superior, contribuindo com soluções, estratégias e experiências que possam ser aplicadas pelos gestores acadêmicos e docentes em seus cursos.

  • Painelistas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16:00 - 16:30 - Exposição de pôsteres - Coffee break

16:30 - 18:30 - Oficina:  Interdisciplinaridade nos cursos de graduação

  • Descrição: a oficina envolverá a discussão entre os participantes do CQ de formas de implementação de interdisciplinaridade nos cursos de graduação face às Diretrizes Curriculares Nacionais da área de Computação. Como resultado desta oficina será gerada uma proposta de formas de implementação de interdisciplinaridade nos cursos de ensino superior da área de Computação. Esta proposta será encaminhada à Diretoria de Educação da SBC como material adicional à discussão dos Currículos de Referência da SBC dos cursos da área de Computação.​

18:30 - 19:00 - Encerramento do evento.

INSCRIÇÃO

Os valores da inscrição no CQ 2016 estão na tabela a seguir. A sua inscrição está condicionada à inscrição geral no CSBC 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
    O CQ 2016 propõe um formato colaborativo de curso na qual os participantes contribuem no processo ensino-aprendizagem. Esse processo começa agora com o convite à submissão de relatos, propostas, casos e experiências de problemas e soluções de implementação de interdisciplinaridade na estrutura curricular do curso.
    Os trabalhos selecionados serão apresentados durante o CQ 2016 com o objetivo de integrar a comunidade, compartilhando experiências e lições aprendidas. Desse modo, o CQ irá congregar os interessados e permitir que eles compartilhem suas experiências, seus casos, seus problemas, suas dificuldades e suas estratégias com a comunidade brasileira de educadores e pesquisadores em Computação. É também uma ótima oportunidade para se estabelecer cooperações entre os diferentes cursos do país e estimular a interação na implantação das soluções.

 

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO
Os interessados em submeter relatos para o CQ 2016 devem produzir um arquivo no formato PDF com uma página de folha de rosto e quatro páginas do trabalho, no modelo da SBC (link) conforme as instruções a seguir.

  • Folha de rosto. A página inicial do documento (a qual será utilizada apenas para avaliação do trabalho e não será publicada posteriormente) deverá conter:

    • Título do trabalho.

    • Breve biografia. Para cada autor e apresentador do relato, informar sua formação, experiência profissional e afiliação atual. Se existir, informar a URL da sua página profissional ou Currículo Lattes. Opcionalmente, informar possíveis experiências prévias como palestrante ou autor sobre o assunto.

    • Audiência.  Informar o público alvo com maior potencial de benefício da sua apresentação. Exemplos: coordenadores de curso, professores, estudantes, diretores de instituições e pesquisadores.

    • Resumo executivo. Descrição do relato, caso, experiência ou proposta.  Informar os benefícios e os conhecimentos principais que os participantes irão obter através deste trabalho. Incluir um sumário dos tópicos que são abordados.

  • Texto. O texto deve seguir o modelo da SBC informando título, autores, e-mail, resumo, introdução e descrição do relato. Os textos têm limite de 4 (quatro) páginas. Não é necessário incluir referências científicas pois este não é um trabalho científico.

 

A submissão de trabalhos será realizada por meio da plataforma JEMS (https://submissoes.sbc.org.br/csbc_cq2016).

 

SELEÇÃO
A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Avaliadora composta pela Comissão de Educação e por revisores convidados.
A seleção levará em consideração os seguintes quesitos:

  • Relevância, se o relato contribui para despertar a atenção sobre o tema de interdisciplinaridade, incluindo lições aprendidas e estratégias futuras.

  • Replicação, se a proposta de solução (práticas) ou a metodologia de avaliação (relatos) da interdisciplinaridade que possam ser compartilhadas e aplicadas em outras instituições.

 

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Os trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora serão apresentados no formato de pôster pelos autores.
    O pôster deverá possuir o seguinte formato:

  1. Medidas: 120 cm de altura e 90 cm de largura - Tipo Banner.

  2. Título do pôster: letras em fontes de tamanho superior a 70 (para título); e igual ou superior a 20 (para texto).

  3. Autores: mencionar abaixo do título à esquerda, os nomes completos dos autores, das respectivas instituições e da agência financiadora (se houver).

  4. Corpo do pôster: deve conter objetivos, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências.

  5. Obrigatório: os autores devem afixar cartões de apresentação contendo informações para que os interessados possam entrar em contato.

O pôster impresso deverá ser disponibilizado à organização no período de credenciamento do evento.
A apresentação ocorrerá nos intervalos do Curso de Qualidade e os apresentadores terão à sua disposição espaço para colocar o pôster.
Caso necessite de outros recursos, indique-os em sua submissão.
Alguns autores de pôsteres poderão ser convidados a participar do painel sobre interdisciplinaridade do CQ 2016.

 

PUBLICAÇÃO 
Pelo menos um autor de cada trabalho selecionado deverá fazer sua inscrição no CQ 2016 e no Congresso da SBC 2016 para participar do evento, apresentar seu trabalho e ter o seu trabalho publicado.
Se necessário, os apresentadores podem solicitar à organização do CQ 2016 carta-convite para apresentação do trabalho e participação no evento.
Os trabalhos selecionados serão publicados nos anais do Congresso da SBC 2016 e no website da Diretoria de Educação da SBC.

 

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão de trabalhos: 16 de maio de 2016.

  • Notificação aos autores:  27 de maio de 2016.

  • Submissão da versão final: 3 de junho de 2016.

  • Realização do evento: 3 de julho de 2016.

 

COMISSÃO AVALIADORA

  • Ana Paula Bacelo, PUCRS

  • Andreia Malucelli, PUCPR

  • Celso Olivete, UNESP

  • Daltro Nunes, UFRGS

  • Igor Steinmacher, UTFPR

  • Jair Leite, UFRN

  • Marcelo Yamaguti, PUCRS

  • Renata Araujo, UNIRIO    

  • Rogério Eduardo Garcia, UNESP

  • Ronaldo Correia, UNESP

  • Simone Martins, UFF

TRABALHOS SELECIONADOS

  • A Prática Interdisciplinar no Curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) - Viviane Carla Batista Pocivi (UniEvangélica), Adrielle Beze Peixoto (UniEvangélica), Rosana Machado de Souza (UniEvangélica), Luciana Nishi (UniEvangélica)

  • AGES – Um Espaço Interdisciplinar, Baseado em Projetos, para Aprendizagem de Engenharia de Software - Marcelo Hideki Yamaguti (PUCRS), Flávio Moreira de Oliveira (PUCRS), Cássio André Wailer Trindade (PUCRS) 

  • Aplicação e Condução do Projeto Aplicado Interdisciplinar no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Roberto Marcos Kalili (USJT), Ana Paula Gonçalves Serra (USJT)

  • Atividades Interdisciplinares em um Curso de Engenharia de Software: Desenvolvendo Softwares Tradicionais e Jogos - Andre Roberto Ortoncelli (UTFPR), Marisângela Pacheco Brittes (UTFPR), Rafael A. P. Oliveira (UTFPR)

  • Interdisciplinaridade no IF Farroupilha - Campus Santo Ângelo através da Prática Profissional Integrada - Karlise Soares do Nascimento (Instituto Federal Farroupilha), Fábio Weber Albiero (Instituto Federal Farroupilha), Andréa Pereira (Instituto Federal Farroupilha), Joice Machado (Instituto Federal Farroupilha)

ORGANIZAÇÃO DO CQ 2016

  • Coordenação Geral

    • Ronaldo Celso Messias Correia, UNESP

  • Coordenação Local

    • Marcelo Hideki Yamaguti, PUCRS

 

 

Qualquer dúvida pode ser encaminhada diretamente aos coordenadores do CQ2016 (ronaldo@fct.unesp.br ou yamaguti@pucrs.br)

Profa. Dra. Claudia Bauzer Medeiros

UNICAMP

Professora titular do Instituto de Computação da UNICAMP, possui Pós-Doutorado no INRIA, Franca (1990); Livre Docência em Bancos de Dados na UNICAMP (1992), Doutorado em Computer Science pela University of Waterloo (1985), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) e Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976).

Membro da Coordenação Adjunta da FAPESP e do Comitê Assessor de Computação do CNPq.

Prof. Dr. João Batista Siqueira Harres

PUCRS

Professor adjunto da Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, possui Pós-Doutorado na Universidade de Sevilha (2007), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985).

Coordenador de Ensino da Diretoria de Graduação da PUCRS.

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

Prof. Dr. Marcelo Walter

UFRGS

Professor Associado no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui Doutorado em Ciência da Computação (PhD) pela University of British Columbia no Canadá (1999), Mestado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986).

Please reload

bottom of page